segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Treinamento Funcional: Um método de treino eficiente para corredores




Invariavelmente, todo ser vivo na sua trajetória de nascer, crescer, envelhecer e morrer segue naturalmente uma ordem lógica de desenvolvimento de habilidades motoras e psicomotricidade. Seres humanos nascem, rolam, levantam a cabeça, ficam de quatro, engatinham, ficam de pé procurando equilíbrio, andam, correm, saltam e arremessam. 

No decorrer desse crescimento natural, se não houver uma tentativa de adiantar o processo ou não ocorrer traumas, as habilidades motoras serão bem desenvolvidas, tudo há seu tempo, aperfeiçoando o sistema nervoso central. Se todo o processo de desenvolvimento natural não for interrompido, qualquer ser humano será capaz de exercer com o mínimo de esforço as atividades funcionais.

Na fase de engatinhar, a criança ao tentar se levantar quase sempre começa de frente; depois percebe que não é possível, rola de lado, para em seguida ficar de quatro. É nessa fase que criança fortalece o abdome e não vai andar antes de um fortalecimento mínimo de toda a região central do corpo. Ou seja, existe uma progressão de desenvolvimento natural estabelecida pela natureza e que a ciência chama de desenvolvimento cognitivo. 

As respostas motoras obedecem à capacidade do desenvolvimento físico e mental. Os músculos e ligamentos dos pés, por exemplo, começam a ser aperfeiçoado quando a criança, principalmente descalça, começa a tentar ficar de pé, exercendo força de agarre com os pés contra o solo. É esse movimento reflexo de sensibilidade que vai permitir a formação da estrutura dos pés, tão importante para o equilíbrio e futuramente para corre e saltar com facilidade. 

No Brasil o número de corredores fundistas tem aumentado em proporções geométricas com as lesões geralmente acompanhando esse batalhão de novos adeptos. Entretanto, parte dessas lesões se deve à falta de um treinamento chamado funcional, voltado ao fortalecimento da estrutura central do corpo, que envolve a parte baixa do abdome, quadril, pernas e pés. 




RESGATE DO TREINAMENTO FUNCIONAL
  
O treinamento chamado funcional visa justamente resgatar o estímulo, a flexibilidade e o equilíbrio perdido desses grupos musculares ou mesmo pequenos músculos que servem de base para um determinado movimento. O que não se usa atrofia e o que se usa em excesso ou com postura inadequada desgasta. Um adulto que não consegue se levantar do chão sem o uso das mãos ou que não consegue vestir as calças em pé já perdeu quase 20% da sua flexibilidade e equilíbrio. Por isso um dos treinamentos mais naturais de manter a flexibilidade é exatamente esse: vestir as calças em pé. 

No esporte também acontece isso. A maioria dos treinadores se preocupa muito com a repetição do gesto esportivo e uma parcela dos corredores quer apenas correr e com isso fortalece apenas os músculos atuantes, deixando os mais fortes cada vez mais fortes e os mais fracos cada vez mais fracos. Por essa razão é comum, corredores ficarem doloridos ao executar uma tarefa que não faz parte do seu dia a dia, ou mesmo ao praticar um esporte que não estão acostumados.

O treinamento funcional é um tipo de exercício que traz bons resultados, sendo feito com bola suíça, elásticos, bases instáveis, a boa e antiga medicine ball (bola grande e pesada), tudo visando o estímulo da propriocepção, a correção postural, o fortalecimento muscular, o equilíbrio e o relaxamento. 

As superfícies instáveis, como a bola suíça e a cama elástica, acabam recrutando músculos estabilizadores mais profundos em qualquer exercício nelas executado. Várias modalidades esportivas estão descobrindo essa técnica, que já existia na fisioterapia e que, popularizada nas academias, têm colaborado com a redução do índice de lesões.
 
Alguns acessórios usados no treinamento funcional



REGIÃO MAIS BENEFICIADA.

O treinamento funcional pode ser aplicado a todos os segmentos sociais, desde as pessoas comuns até as diversas práticas esportivas. É uma ginástica completa, explorando todos os movimentos possíveis em cada articulação e grupos musculares. Antes de sugerir alguns exercícios funcionais com bola suíça, três informações importantes. 

O CORE: O foco do treinamento funcional é o fortalecimento dos músculos mais profundos do tronco e quadril, o chamado "core", termo inglês que significa núcleo. A transferência de força, gerando qualquer movimento, seja com as pernas ou combinado com os outros segmentos corporais, depende da qualidade dessa estrutura muscular. A criança não anda sem essa musculatura estar desenvolvida. O futebolista não chuta forte, o corredor não corre sem ter lesões, o ciclista não pedala bem sem os músculos do core bem treinados.

O MAP: Fazendo parte dessa importante região do corpo e que pouca importância se dá em todo tipo de ginástica estão os músculos do "assoalho pélvico" (MAP), responsáveis pelo controle urinário, fecal e sexual. Eles ficam situados na parte inferior da bacia, formando uma espécie de funil bem no meio das pernas. Esses músculos, assim como qualquer outro do corpo, se não estimulados ou treinados ficam fracos e sensíveis ao ato de tossir, espirrar ou pegar peso sem os devidos cuidados técnicos. 

Da mesma forma, sabendo-se que a corrida de fundo gera um impacto de duas a três vezes o peso corporal, essa região enfraquecida pode gerar dores normalmente confundidas com outros tipos de lesões. Podem também ficar enfraquecidos após cirurgias de próstata ou parto, seja natural ou cesariana. São também sensíveis à pressão intra-abdominal na execução de exercícios de musculação com respiração inadequada. O treinamento funcional específico conjugado com a retroversão do quadril e os abdominais visa fortalecer o MAP.

O CG: Qualquer objeto e também qualquer corpo tem um centro de equilíbrio em que a soma das forças internas se equilibram com as externas, que no corpo humano na posição ortostática (em pé) fica um pouco acima da linha do quadril, ou seja, no core, considerando um indivíduo normal. Quando há qualquer desvio postural, sobrepeso ou protusão do abdome, o centro de gravidade (CG) muda, gerando conseqüências imprevisíveis nas articulações do quadril, joelho e tornozelos, que passam a trabalhar de forma inadequada para realinhar o corpo. 

Entre os fatores que podem ameaçar o equilíbrio estão a fraqueza muscular e a diminuição da propriocepção. Daí a importância da perfeita noção do equilíbrio em qualquer movimento feito pelo corpo humano, desde os mais simples como a marcha, até os gestos esportivos mais complexos. O treinamento funcional visa também restabelecer o equilíbrio do corpo.
 





DEZ VANTAGENS DO TREINAMENTO FUNCIONAL

1) Melhora da resistência muscular, da flexibilidade e da força como um todo.

2) Melhora da postura e da auto-estima.

3) Diminui o índice de lesões, tanto em atletas como em pessoas comuns.

4) Melhora do rendimento esportivo, desde os amadores até os de alto rendimento.

5) Melhora do equilíbrio e coordenação motora.

6) Diminui os problemas de dores nas costas e problemas de coluna relacionados ao trabalho.

7) Melhora da propriocepção e da psicomotricidade.

8) Melhor domínio de movimentos, desde os mais simples até os mais complexos.

9) Melhor domínio da noção espacial.

10) Recrutamento de maior número de fibras musculares e unidades motoras por grupos musculares.







Fonte: Revista contra o relógio



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Bora Pedalar?



Quem nunca quando era criança adorava andar de bicicleta? Sentiu aquela emoção quando tirou as rodinhas e conseguia se equilibrar na magrela, mesmo caindo de vez em quando, nunca desistiu de pedalar por ai, sem destino.

Hoje em dia existem várias maneiras para a pratica dessa modalidade, que também é considerada uma atividade física e um exercício aeróbico.
Seja na ciclovia, ciclofaixa, parques, ruas e na academia, essa prática, carrega uma série de benefícios:

  • O principal é a perda calórica, quarenta minutos de passeio de bicicleta queima cerca de 300 calorias;
  •  Dois meses de exercícios aumenta cerca de 25% a força das pernas trabalha os músculos do abdômen e dos membros inferiores, em especial quadríceps, glúteos, panturrilha e a parte inferior das costas; Melhora a função cardiovascular e faz com que seu organismo trabalhe melhor, sem prejudicá-lo e contribui para regularizar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides;
  • Estimula também, a musculatura intercostal, que é considerada acessória na respiração;
  • Pedalando seus joelhos não sofre impacto, além disso, a musculatura do quadríceps, posteriores da coxa e os glúteos são fortalecidos;
  • O exercício físico de pedalar estimula o sistema imunológico e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias;
  • Outros efeitos que o andar de bicicleta trás para o organismo, é a melhora e prevenção dos problemas cardíacos podendo ser ressaltadas, como a redução da gordura corporal, contribuindo para a manutenção do peso ideal, a melhoria da função respiratória, redução dos níveis sangüíneos de colesterol e triglicérides (Pedalar reduz o mau colesterol, com isso levando, até uma diminuição do risco de infarto) a redução da ansiedade, regularização do sono e conseqüentemente, um melhor desempenho intelectual e maior equilíbrio emocional.


Vale ressaltar, que antes de sair pedalando por ai, é valido o indivíduo consultar um médico, a fim de evitar lesões, até porque nem todos com problemas de coluna, joelho e articulares, podem pedalar regularmente ou até mesmo com uma duração elevada.

Usar sempre roupas leves e confortáveis, tênis apropriado e material de segurança, como o capacete. Hoje em dia, existem muitos acessórios que podem ser usados para pedalar ou até mesmo modificar sua bike dependendo do terreno que você irá pedalar.

Agora é só escolher a melhor opção e sair pedalando por ai...






Fonte: Vida e equilíbrio





 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A importância do Pilates para Corredores


O Pilates é um método de condicionamento físico que integra corpo e a mente, ampliando a capacidade de movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal.
O pilates atua como prevenção postural, aumentando a flexibilidade e força dos músculos responsáveis pela manutenção de uma boa postura da coluna vertebral, gerando mobilidade e espaço entre as vértebras.

Benefícios do método:

  • Integra corpo e mente
  • Aumenta a força
  • Controle Muscular
  • Melhora a capacidade respiratória
  • Aumenta a energia
  • Aumenta a flexibilidade
  • Melhora o condicionamento físico e mental
  • Corrige a postura
  • Maior consciência corporal
  • Aumenta o equilíbrio e a coordenação
  • Previne lesões
  • Aumenta a auto – estima
  • Alivia o estresse
  • Alivia as dores musculares

(CAMARÃO, 2005).


Para os corredores, o Pilates é uma atividade fundamental, pela gama de benefícios que ela possui. Um tronco fortalecido, uma postura adequada, bom alongamento e membros fortes. Durante a corrida, toda a musculatura é solicitada e utilizada para estabilização do corpo. Além de ampliar a caixa toráxica e aumentar a capacidade respiratória, o corredor diminuirá a chance de ter algum tipo de lesão, isso porque o Pilates trabalha todos os músculos do corpo. Podendo ser realizado no Studio ou até mesmo em aulas de solo com a utilização de alguns acessórios: bola, rolo, faixa elástica, magic circle, bosu, meia lua, etc.


Benefícios do Pilates para os corredores:

1 Sustentação. O Pilates trabalha o core (centro do corpo), composto por abdome, quadril e lombar. Essa região é responsável pela sustentação de toda a passada, e fortalecer essa musculatura significa maior amplitude e qualidade do gesto esportivo.

2 Menos impacto. Com o ganho de força promovido pelo Pilates, o impacto das passadas da corrida às articulações será menor, diminuindo as chances de lesões.

3 Flexibilidade. Com o corpo mais alongado, o corredor ganhará mais flexibilidade para melhorar a postura e as passadas, diminuindo assim o tempo final em provas.

4 Consciência respiratória. Para facilitar a execução dos exercícios, o Pilates reforça a importância da respiração. Com essa consciência, é possível se cansar menos na corrida e aumentar o rendimento.

5 Versatilidade. O equilíbrio proporcionado pelo Pilates auxilia o corredor a se adaptar às mudanças de terreno. O corpo responde melhor a alterações e mudanças repentinas de direção.

6 Boa postura. O Pilates promove maior consciência da posição do pescoço, cabeça, coluna e pelve durante a atividade física. A eficácia dos movimentos pode ser desenvolvida com a melhora da postura, já que o corpo fica mais simétrico e alinhado.

7 Prevenção de lesões. Com alongamento e mais consciência dos movimentos, padrões de postura inadequados são evitados, diminuindo o risco de lesões.

8 Menos dor na coluna. A colocação correta do quadril e da bacia influencia na organização da coluna. Assim, o corredor poderá praticar as passadas por mais tempo sem sentir dores nas costas.

9 Recuperação rápida. Pelo fato de o Pilates melhorar a circulação sanguínea, a recuperação dos treinos será facilitada com a diminuição da fadiga muscular.

10 Pernas fortalecidas. O rendimento melhora com a maior coordenação dos membros inferiores. O alinhamento postural será aperfeiçoado e as passadas se tornarão mais produtivas.












sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Iniciantes na Corrida


Correr é uma das atividades mais comuns ao ser humano. É um movimento natural e que somos capazes de realizar praticamente logo depois de aprendermos a dar os primeiros passos. O importante é você estar determinado a começar essa atividade que a cada dia conquista mais adeptos.
Para isso, precisamos tomar alguns cuidados antes de começar:

Procure o seu médico e peça a ele um atestado, assegurando que você está em condições para pratica de atividade física, isso está sendo obrigado tanto pelas academias como pelas assessorias. Verifique com o Ortopedista se as articulações estão em ordem, ou seja, sem nenhuma micro lesão ou desgaste.

Tenha o equipamento correto. Não precisa ser aquele tênis super caro que seu amigo falou que é ótimo, procure um tênis confortável, com estabilidade e um bom amortecimento. Lembrando que, é muito importante no momento da escolha do tênis, saber que tipo de pisada você possui. Hoje em dia, tem várias lojas especializadas em tênis de corrida e caminhada, e lá mesmo eles realizam o teste da pisada. Roupas confortáveis, e leves, que permitam a troca de calor com o ambiente.

 Tipos de Pisada


Tenha cuidado ao escolher o lugar para a pratica. Parques, academias, são lugares mais seguros para a iniciação. Alguns atletas com mais pratica, já correm na rua e fazem seu próprio percurso, se optar por correr na rua, lembre-se de usar algo que sinalize sua presença na via, principalmente no período noturno.

Começando a Correr:
- O ideal é buscar ajuda profissional para dar início ao seu treinamento. Isso pode ser feito através das diversas assessorias esportivas que existem.
- Se você só tem tempo para começar a correr na academia, não tem problema. Converse com o Professor e comece alternando, 2 min de corrida para 1 de caminhada. Faça isso durante um tempo e depois vá aumentando os minutos de corrida, até chegar o dia que não precisará mais parar para caminhar.
- Em pouco tempo você perceberá que se torna mais e mais fácil o período de corrida, e aí é hora de pensarmos em outra estratégia, agora para aguentar períodos mais longos e aumentar a velocidade da corrida.
- Se tiver interesse em participar de uma prova de rua, comece com pouca km. Existem algumas provas de 4km e de 5km. Depois de algum tempo correndo essa distância, comece a propor um novo desafio e aumente para quem sabe uma prova de 10km.
Lembre - se sempre de que, paciência e determinação são fatores fundamentais para os iniciantes na corrida. Até porque, no começo, duvidamos um pouco se vamos conseguir ou não. Tenha em mente, de que, aos poucos os resultados irão aparecer.

Então vamos correr!!!



segunda-feira, 30 de julho de 2012

Natação: Um espetáculo aos olhos de quem vê


Hoje pensei em escrever sobre Pilates para Corredores, (ainda irei fazer isso), mais após assistir ontem a França derrotando a maior potência da Natação (USA), e hoje a Lituânia fazendo o mesmo, mudei de idéia.

Gravem bem este nome: RUTA MEILUTYTE. Essa grande nadadora de apenas 15 anos, bateu recorde já na semifinal dos 100m peito e hoje, ganhou sua primeira medalha de ouro derrotando a americana Rebecca Soni, que possue 10 anos a mais que a mesma e é bicampeã mundial.


Sou formada há quase 5 anos e já antes de fazer a Faculdade de Educação Física, já adorava ver as provas da Natação nas Olimpíadas. Lembro-me de ver, Alexander Popov, grande nadador Russo, nosso Gustavo Borges, o Xuxa, Ian Torpe, grande nadador Australiano.

Ao longo deste período, vimos surgir, Michael Phelps, o nosso César Cielo, Thiago Pereira, entre outros. Outra coisa que me lembro, que sempre que tinha o Pan-americano ou Olimpíadas, os reis e rainhas do pódio, se resumiam simplesmente em duas ou três potências: USA, AUSTRÁLIA E RUSSIA.

Agora meus caros, digo que isso mudou!!! É só acompanhar um dia da Natação para ver, que este pódio mudou de cara. Os países já são outros: França, Lituânia, China, Japão.

Claro que os USA, vai continuar sendo uma potência fantástica. O investimento e o sistema de treino são altamente eficazes e de última geração. Mais temos que concordar, os padrões estão mudando, a tecnologia está chegando mais longe, os treinos estão modificados e estudos são feitos o tempo todo. Vale a pena ver este espetáculo nas piscinas. 



quinta-feira, 26 de julho de 2012

Quando é a hora de procurar uma segunda opinião Médica?

Uma certa época de minha vida profissional, comecei a sentir dores no joelho esquerdo. Nesse período, dava aulas de Spinning três vezes por semana com duração de 1 hora e pedalava junto com os alunos. Foi em uma dessas aulas que o joelho começou a dar sinal de vida. Decidi que era a hora de procurar um Médico e saber o que estava acontecendo. Liguei para o Convênio (que como sempre não ajuda em nada) a fim de marcar uma consulta com um Ortopedista especializado em joelho. Pois bem, me disseram que eu precisava de um encaminhamento para tal consulta, mais que poderia passar com o Ortopedista Geral.

Ok. Decido passar com ele mesmo. Entro em seu Consultório e ele pergunta o porque de minha consulta. Falo do meu joelho, que sinto dor e ele solicita um exame chamado Ultrassom. Ah detalhe: Antes de pedir o exame, pede que eu faça um alongamento, aquele de pé e desce o tronco tentando alcançar a ponta dos pés sem flexionar os joelhos, e chega à conclusão de que minha dor seria por causa de um encurtamento de Isquiotibiais (músculos localizados na parte de trás da coxa, ou melhor, posterior).

Decido fazer o exame, claro gostaria de saber o porque daquela dor, mais fico com uma pulga atrás da orelha. Ele (Médico), nem se quer perguntou que tipo de exercício eu fazia, há quanto tempo...Estranho né? Pois bem, realizei o exame e levei a fim de resolver logo a questão. E ouvi a seguinte conclusão: Seu exame deu um discreto Derrame Articular e você está com Artrose no joelho. Hein? Como assim gente? Ah você precisa fazer pelo menos 70 sessões de Fisioterapia. Só posso dar a guia para 10 e você deve retornar aqui novamente para retirar a outra... Para tudo!!!!

Como assim eu tenho Artrose com 27 anos? Ah esqueci de comentar.Os Médicos que realizaram o Ultrassom, com base em minhas informações e no que estavam vendo ali, chegaram à conclusão de uma Condromalácia de grau leve. Claro que depois do Diagnóstico de Artrose nunca mais voltei nesse Médico, pelo contrário. Procurei outro e vi que com fortalecimento adequado e alguns ajustes na minha rotina, não sentiria mais dor, e que na realidade o que eu tinha era um desgaste em minha articulação. Até porque, se tivesse Artrose, duvido que iria agüentar correr uma Meia Maratona treinar freneticamente como faço.

Outro caso que conheço e espero que se solucione é de uma amiga, que está com uma  Fascite Plantar. Uma inflamação na sola do pé, que pode ser ocasionada por uma série de fatores, mais isso vou falar no próximo post sobre lesões em corredores. Após sentir muita dor, procurou um Ortopedista que lhe indicou um tratamento, para amenizar as dores. Diante disso, ela irá num Especialista em Pé.Ok Professora você já contou seu caso e de sua amiga, agora aonde quer chegar?

Pois bem, não quero questionar de maneira nenhuma o trabalho dos Profissionais de Medicina, pelo contrário. São aliados nossos, para solucionar e orientar nossos alunos diante de seus problemas de saúde. Gostaria de ressaltar que em algumas situações é sempre bom procurar uma segunda opinião.

Não se sinta "traindo" aquele Médico que você sempre se consultou, a Medicina evolui a cada dia e às vezes um Profissional conhece outro método de tratamento que o seu pode ainda não conhecer. Diante das opiniões, você avalia aonde deve seguir e se tratar, lembrando que a segunda opinião deve ser procurada mediante um tratamento que você de repente realizou e não surtiu efeito, uma insegurança que o Médico passou durante a consulta, ou melhor, se ele nem te olhou nos olhos e nem te examinou, ai mais do que nunca deve procurar outro. Isso depende de uma série de fatores.

A relação Médico/Paciente deve ser de confiança e transparente, deixando claro os tratamentos disponíveis e o tempo que levará para surtir efeito.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Correr: Será que consigo?

Correr é uma das atividades mais comuns ao ser humano. É um movimento natural e que somos capazes de realizar praticamente logo depois de aprendermos a dar os primeiros passos. O importante é você estar determinado a começar essa atividade que a cada dia conquista mais adeptos.

Quando comecei a correr, duvidei da minha capacidade. Via os alunos da academia que trabalhava sempre comentando das provas de rua que participavam e fica impressionada com a capacidade e dedicação deles. Me perguntava: Será que eu aguento? Então decidi que iria começar a treinar e estipulei uma meta: Participar de uma prova de rua. Quando comecei, fazia treinos intercalados com caminhada pra melhorar meu condicionamento e resistência. Aos poucos, fui conseguindo melhorar. A prova de rua era de 5km e precisava treinar aquela distância. Chegou o grande dia e lá vou eu. Me lembro que tinha umas subidas terríveis no percurso mais não desisti, naquele momento só pensava em terminar a prova e sem parar. No final deu tudo certo, e quando terminei ja perguntava para meus amigos quando era a próxima, eu queria sentir aquela sensação de novo, era maravilhoso. Atualmente estou treinando para minha segunda meia maratona no próximo mês no Rio de Janeiro. 

Por isso amigos, não desista por mais difícil que seja, lembre-se: Você consegue!!!


Antes de começar:
- Procure um médico e obtenha a liberação para correr. Procure verificar a saúde das articulações e principalmente do seu sistema cardiovascular.

- Tenha o equipamento correto. Não precisa comprar o tênis de R$ 1000,00 que o seu amigo maratonista trouxe de NY, mas também não dá pra correr de All-Star. Procure um bom tênis em uma loja especializada.

- Use roupas leves e que te deixem trocar o calor com o ambiente. (Meninas! Top é essencial ok?).

- Escolha um lugar seguro para a sua corrida. Parques e praças são os mais indicados. Se for correr na rua (que eu não recomendo para iniciantes), procure ruas bem sinalizadas e sem movimento e não se atreva a sair correndo à noite por enquanto.


Começando a Correr:

- O ideal é buscar ajuda profissional para dar início ao seu treinamento. Isso pode ser feito através das diversas assessorias esportivas que existem.

- Comece cada sessão de treino com um aquecimento global, de aproximadamente 10 minutos. Uma caminhada em terreno plano já é suficiente.

- Se você só tem tempo para começar a correr na academia, não tem problema. Converse com o Professor e comece alternando, 2 min de corrida para 1 de caminhada. Faça isso durante um tempo e depois vá aumentando os minutos de corrida, até chegar o dia que não precisará mais parar para caminhar.

- O grande desafio de começar a correr é a imensa diferença de intensidade que a corrida representa quando comparada à caminhada. Não dá pra simplesmente sair correndo da mesma forma que fazemos andando. O segredo é usar intervalos de alta intensidade misturados com outros de menor intensidade.

- A medida que o seu organismo vai se adaptando ao estímulo de corrida, você pode aumentar a duração do intervalo de corrida (45 segundos, 1 minuto, 1 min e 30 segundos, etc) e também diminuir o tempo de descanso ativo.

- Em pouco tempo você perceberá que se torna mais e mais fácil o período de corrida, e aí é hora de pensarmos em outra estratégia, agora para aguentar períodos mais longos e aumentar a velocidade da corrida.

- Se tiver interesse em participar de uma prova de rua, comece com pouca km. Existem algumas provas de 4km e de 5km. Depois de algum tempo correndo essa distância, comece a propor um novo desafio e aumente para quem sabe uma prova de 10km.


Bora Correr!!!



Referência: Site
Movimente-se.com

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Aprenda a escolher seu Tênis para Corrida e Caminhada


Quando se fala em escolher o tênis apropriado para a prática de atividade física temos que levar em consideração uma série de fatores.

Primeiro lugar, se você procura um tênis para caminhar somente, escolha um modelo leve, com um bom amortecimento e conforto. Não precisa ser um desses modelos caros que algumas marcas oferecem no mercado. Existem modelos simples, com conforto, leveza e amortecimento. 

Um fator que muitas pessoas não levam em consideração, é o tipo de pisada que você possui, isso serve tanto para as pessoas que só praticam a caminhada como para os corredores também.

Por exemplo, se você possui uma pisada do tipo neutra, deveria comprar um tênis apropriado para pisada neutra certo? Pois é, mais ai fica a dúvida: Como eu vou saber que tipo de pisada eu tenho? Hoje em dia, algumas lojas especializadas em corrida, por exemplo, possuem o teste da pisada gratuitamente para os clientes. Alguns Médicos, também realizam esse tipo de avaliação no paciente. O importante é você escolher um modelo adequado e que no futuro não ocasione lesões.




Para os corredores de plantão, as dicas são as mesmas. Mais o cuidado tem que ser redobrado. Isso porque quando estamos correndo, nosso peso pode ser dobrado em cima das nossas articulações. Imagina se você correr com um tênis pesado, sem amortecimento, conforto e que não seja próprio para sua pisada?  È lesão na certa. 

Por isso muitos corredores já seguem esta linha de comprar o tênis de acordo com a sua pisada. Lembrando que, dependendo dos treinos do corredor, a distância que ele percorre, terá que ter mais de um par pra revezar, porque o desgaste será mais rápido.
Algumas marcas renovam seus modelos a todo o momento: Asics, Mizuno, Nike, Adidas, etc.

Procure seu Educador Físico, ele poderá te ajudar na escolha do tênis ideal para a Caminhada e para a Corrida, e procure uma loja aonde o vendedor poderá te indicar o modelo para cada prática.

Bora correr e caminhar pessoal!!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Benefícios da Hidroginástica


Quando falamos em Hidroginástica, as pessoas logo associam esta prática as pessoas da terceira idade. Realmente, a maioria das pessoas que á procuram são da melhor idade. Até mesmo, os médicos indicam a este público a Hidroginástica a fim de melhorar ou até mesmo prevenir alguma patologia que o paciente possui. Mais se engana quem pense que esta prática não tem seus benefícios, pelo contrário. Abaixo segue uma relação dos benefícios da Hidroginástica:

• Tônus muscular - uma melhora considerável e mais rápida do tônus muscular pode ser atingida utilizando resistência da água; (Sova, 1998);
• Circulação sanguínea – á água ajuda a promover a circulação sanguínea devido ao empuxo e a pressão exercida sobre o praticante submerso na água; (Paulo, 1994);
• Resistência cardiovascular – Como todo exercício físico que envolve atividades aeróbicas, a hidroginástica possibilita melhora e ganhos em termos cardíacos;
• Flexibilidade das articulações – Dentro da água a gravidade exerce menos força sobre a musculatura e as articulações facilitando assim o trabalho no ganho de flexibilidade e amplitude dos movimentos (Sova, 1998);
• Consciência corporal – O exercício na água proporciona o desenvolvimento da capacidade de percepção de movimentos, pois o corpo está em contato direto com a água, que facilita essa sensação (Bonanhela, 1994);
• Equilíbrio – Melhora do equilíbrio devido ao trabalho muscular geral desenvolvido nas aulas de hidroginástica (Sova, 1998);
• Relaxamento – O meio aquático, a temperatura da água, a musicalidade são fatores que promovem, relaxamento muscular, articular e mental;
• Aspectos psicológicos – melhora a auto-estima, o bem estar mental, a satisfação pessoal, proporciona socialização e sociabilização, estimula autoconfiança, diminui a ansiedade, entre outras (Sova, 1998).

Quanto ao gasto calórico, a hidroginástica é capaz de trazer ao praticante um consumo de calorias elevado durante uma única sessão, esse que por sua vez é consideravelmente maior do que a mesma atividade realizada fora d’água.
Outro ponto positivo da hidroginástica é a redução do impacto nas articulações, pois o corpo encontra-se 70 a 90% submerso, reduzindo assim a sobrecarga na coluna e nas articulações de membros inferiores, sendo inclusive indicado para pessoas com osteoporose. Por isso que a grande maioria das pessoas que procuram a Hidroginástica, possui alguma patologia: (Hérnia de disco, Artrose, Artrite, Problemas no joelho, no ombro).
As aulas de Hidroginástica têm sua duração em média 45min, mais dependendo da Academia pode chegar até 60min. Existem variações de aula, para motivar mais o aluno e dar novos estímulos para o corpo:

Hidro Localizada: Consiste na prática de exercícios de resistência muscular localizada dentro d’água. Grande parte dos exercícios utiliza materiais como: halteres, aquatubo, luvas, tornozeleiras, flutuadores, entre outros;

Hidro Core: Como o nome já diz é a hidro que trabalha os músculos do core, que envolvem o abdômen, o quadril e a lombar, utilizado principalmente para a correção da postura;

Hidro abdominal: Muito similar a hidro core com a diferencial de atuar como o próprio nome já diz na região abdominal do aluno;
Hidro aeroboxe: Formada principalmente de exercícios para os membros superiores como socos, deslocamentos, esquivas entre outras;

Hidro kickbox: Consiste em exercícios que envolvem socos e chutes na água, com velocidade reduzida devido à resistência da água;

Hidro power: Muito parecida com a musculação, dentro d’água com o benefício da resistência da mesma dificultando a execução e massageando os músculos envolvidos na atividade ao mesmo tempo;

Hidro step: Atividade executada com o step (passo ou degrau) convencional que envolve movimentos de sobe e desce do mesmo;

Hidro esporte: Modalidade interessante que envolve movimentos específicos de determinados esportes;

Hidro circuito: Executado em estações espalhadas pela piscina, cada estação deve ter um exercício diferente para um grupamento muscular ainda não trabalhado naquela aula, os alunos andam em círculos passando por todas as estações, o professor deve determinar o número de voltas a serem executadas na aula;

Hidro recreativa: Diferente e com enfoque recreativo, essa pode ser utilizada para interação entre os alunos, é repleta de brincadeiras que envolvem trabalho em equipe e também competitividade;

Hidro avançada: Para alunos com nível avançado, envolve exercícios em séries lentas e rápidas, exige muito esforço cardíaco;

Deep Runing: Do inglês: Deep = profundo e Running = Correndo, utilizando um flutuador preso à cintura, o aluno deve “correr" no fundo da piscina, exercício eficaz para ganho cardiorespiratório principalmente.
 
Então, agora que você já sabe os benefícios e as variações que existe nas aulas de Hidroginástica, prepare seu maiô e touca e corra pra piscina mais próxima!!!



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Emoção e Organização na Maratona de SP

Este ano pela primeira vez, consegui ficar e ver a chegada dos 42km. Tenho que admitir: EMOCIONANTE!!!. Principalmente porque foi um dos nossos, o Brasileiro Solonei da Silva. Fazia três anos que o Brasil não chegava em primeiro lugar na Maratona, e este ano conseguimos. Outra coisa que tenho que escrever a respeito, é a organização da corrida. Percurso bem sinalizado, largada no horário previsto, kit pós prova com bastante coisa, vários postos de hidratação, (bem que a água poderia ser em copo não em garrafa), ônibus que levaram os atletas da chegada para a largada, ônibus guarda volumes no qual eu usei e não tive problema nenhum. Parabéns a Yescom, pela organização no meu ponto de vista impecável e mais uma vez, parabéns ao nosso campeão Solonei da Silva!!!

sábado, 16 de junho de 2012

Maratona Internacional de São Paulo 2012

Pelo segundo ano consecutivo, estarei participando da Maratona Internacional de São Paulo. Uma prova muito bem organizada pela Yescom, conta com a participação de mais de 20 mil participantes, com percursos de 3km para caminhada, 10km, 25km e 42km para os corredores. O mais interessante é que o corredor larga de um ponto, (Av. Roberto Marinho, na Ponte Estaiada) e dependendo do percurso chega em outro ponto. Mais a organização é tão eficiente que disponibiliza ônibus para o trajeto de seus corredores. Por exemplo, eu vou correr 10km e minha chegada se localiza do Ibirapuera. Lá mesmo estará um ônibus que me levará até a largada. Então posso deixar meu carro na chegada e ir com o transporte deles. Outra coisa muito bacana, é que na concentração da largada você poderá ver de pertinho os atletas da elite, por exemplo os Quenianos e os Brasileiros que largam bem antes do pelotão geral. A chegada dos 42km também é bem emocionante no Ibirapuera. Bom é isso gente, fico por aqui e boa prova a todos que estarão na Maratona Amanhã. Bom Final de Semana!!!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Boas Vindas!!!

Olá Pessoal
Me chamo Gabriele e a partir de hoje estarei postando algumas dicas e sugestões sobre os benefícios da atividade fisica para vcs. Faremos assim: Serão postagens semanais, referente a vários assuntos. Como Natação, Hidroginática, Corrida, Musculação, Ginástica, Nutrição. Espero que gostem e comentem o que estão achando, suas dúvidas ou até mesmo assuntos que gostariam que fossem postados aqui.
Até a próxima!!!